SIGUE Jovem | SIGUE Administrativo |

Você está em: Página Inicial › Ramo Escoteiro 
 

ramo SÊNIOR

 

 

A Tropa Sênior/Guia é o ramo escoteiro em que ficam os jovens de 15 a 17 anos de idade de ambos os sexos. O programa educativo e as etapas do sênior e da guia visam aumentar os conhecimentos e treinamento para o desenvolvimento físico, moral, intelectual, espiritual e social. é introduzido valores de vida, autodomínio, coragem, amizade, respeito e autoconfiança suficiente para enfrentar qualquer situação.

A Tropa Sênior (masculina), Tropa Guia (feminina) ou Tropa Sênior Mista é dividida em no máximo 4 patrulhas de 4 a 6 jovens. Cada patrulha adota um nome característico, que pode ser o de algum acidente geográfico bem conhecido pela patrulha ou de uma tribo indígena nacional. é facultado às patrulhas que até 30 de abril de 1990 tenham adotado nome de um grande vulto ou personalidade histórica nacional, conservar o nome adotado.

Nos trabalhos e atividades que, por sua natureza, exijam interesses, habilidades ou conhecimentos avançados, as patrulhas poderão ceder lugar a equipes de trabalho, integradas por membros de diferentes patrulhas, cabendo a coordenação de cada equipe ao seu integrante melhor qualificado.

Na Tropa Sênior/Guia ficam os jovens numa idade de muitas mudanças, idéias e ideais novos, valores que estão mudando. Nessa tropa, o relacionamento entre a chefia e os membros é bastante distante da Tropa Escoteira, pois os membros já têm uma maturidade suficiente para seguir seus próprios caminhos sendo auxiliados pelos chefes. A Tropa Sênior/Guia normalmente é a que exige um maior esforço físico e um alto grau de conhecimento, o que permite os jovens evoluírem muito. Todos que um dia passaram pela Tropa Sênior/Guia sabem o valor que essa tem e o quanto essa fase foi boa e importante para seu crescimento na vida. Para quem ainda não chegou lá, boa sorte e aproveitem muito se tiverem a oportunidade!

Antes de completar 18 anos de idade, o sênior ou a guia é encaminhado para o Clã Pioneiro, depois de passar pela "ponte" para se adaptar na futura tropa, o jovem passa por uma cerimônia de passagem na qual se despede da Tropa Sênior/Guia.

tropa sÊnior mista maori

A ORIGEM DO RAMO SÊNIOR NO BRASIL

Baden-Powell criou somente os Ramos Lobinho, Escoteiro e Pioneiro, e estes foram os três Ramos implantados inicialmente no Brasil. Assim permaneceu durante vários anos, quando no início da década de 40 o Chefe Joao Ribeiro dos Sanots percebeu a necessidade de criar um Ramo que dividisse o Ramo Escoteiro. Esta necessidade surgiu devido à longa duração deste ramo, que comportava jovens entre 11 a 18 anos, onde se notavam inúmeras disparidades no desenvolvimento dis jovens.

Dr. João Ribeiro dos Santos acreditava que os jovens com idades entre 15 e 18 anos precisavam de um programa, objetivos e incentivos diferentes daqueles existentes para os jovens de 11 aos 14 anos. Pesquisando sobre o assunto, Dr. João descobre que nos EUA já existia um ramo solucionando este problema, denominado de Sênior Scouts. Pediu então autorização a UEB para implantar este Ramo em seu grupo escoteiro. Logo, em 20 de novembro de 1945 foi criada a Tropa Sênior do GE Guilhermina Guinle - Fluminense F.C., a primeira Tropa Sênior do Brasil, hojeGrupo Escoteiro Jão Ribeiro dos Santos, no Rio de Janeiro

contato: ramosenior@escoteirosdooitavodf.org.br

Promessa do Escoteiro

"Prometo pela minha honra fazer o melhor possível para:
Cumprir meus deveres para com Deus e minha Pátria;
Ajudar o próximo em toda e qualquer ocasião;
Obedecer à Lei Escoteira."

APIAKÁ BOTOCUDOS GAVIÃO

» Lara Jennyfer- MONITORA
» Jarissa
» Helena
» Victória
» Maria Arcangela - Sub Monitora

» Igor- MONITOR
» Marlom
» Rafael Botelho - Sub Monitor

» Lucas - MONITOR
» Trovão
» Etiene
» Eduardo (DUDO) - Sub Minitor

CORTE DE HONRA

PRESIDENTE Igor
VICE PRESIDENTE Lara Jennyfer
SECRETÁRIO Maria Arcângela
TESOUREIRO Marlom
BIBLIOTECÁRIO  
RECREACIONISTA  

CHEFIA

RESPONSÁVEL PELA SEÇÃO Rodrigo Reys
1º ASSISTENTE Cesar Tibau
2º ASSISTENTE Henrique Lobo

GRITO DA TROPA SÊNIOR 8°DF - NOME: GUARDIÕES

Guardiões da amizade e amantes da natureza,
Somos uma tropa sênior, os melhores com certeza,
Somos lá do grupo 8, e o GEMAR não dá moleza...
Tropa... Sênior!
Oitavo... Gemar!

 

 

 


GEMAR ALMIRANTE ADALBERTO NUNES - 8º DF
EQS 114/115 - Brasília - DF
Atividades aos sábados das 14h00 às 17h30

Organização Mundial do Movimento Escoteiro Organização Mundial do Movimento Escoteiro Organização Mundial do Movimento Escoteiro