SIGUE Jovem | SIGUE Administrativo |

Você está em: Página Inicial › Explorando  
 

DISTINTIVOS


 

Distintivo de Promessa Escoteira - uso geral
É entregue ao jovem ou adulto durante a cerimônia que presta sua "Promessa Escoteira", é colocado sobre o bolso esquerdo da camisa.

 

 

Distintivo de Promessa Lobinho - uso ramo lobinho (alcatéia)
Entregue ao Lobinho quando da cerimônia em que presta sua Promessa, juntamente com o Certificado de Promessa de Lobinho, é colocado sobre o bolso esquerdo da camisa.

 

 

Lenço do Grupo Escoteiro - uso geral
É entregue ao jovem ou adulto quando faz sua primeira Promessa, ( aqueles que estão ingressando no Movimento Escoteiro, ou renovando a Promessa, aqueles que são transferidos de outros Grupos e por todos utilizados durante o tempo em que se mantiver a vinculação com o Grupo).

 

Lenço Comemorativo do Grupo Escoteiro - uso geral
É entregue ao jovem ou adulto nos aniverários do Grupo Escoteiro a cada 10 anos. Lenço usado durante o ano do aniverário do GE.

 

 

Lenço Nacional - uso específico
Deve ser usado por todos os adultos a serviço do nível nacional e por adultos e jovens integrantes de delegações brasileiras a eventos internacionais.

 

 

Listel da Região Escoteira - uso geral
É usado por todos os membros da UEB de uma mesma Região. Colocado na manga direita da gandola.

 


Distintivo Numeral do Grupo Escoteiro - uso geral
É usado por todos os integrantes de cada Grupo Escoteiro. Colocado na manga direita da gandola abaixo do Listal da Região Escoteira.

 

Distintivo Brasil - uso geral
É usado por todos os membros adultos e juvenis, identificando-os como vinculados ao Escotismo Brasileiro, principalmente em atividades internacionais. Colocado acima do bolso direito.

 

Distintivo Anual - uso geral
Identifica os membros da UEB que renovaram seu Registro Individual para o ano a que se refere. Deve ser usado por todos os membros juvenis e adultos durante o ano a que se referir. Colocado acima do bolso direito, entre o bolso e o o Distintivo Brasil.

 

Estrelas de Atividade - uso geral
Destacam o tempo em anos de participação escoteira de membros adultos e juvenis. Para cada ano de atividade, o membro poderá usar, uma estrela de seis pontas bordada em branco sobre fundo circular da cor correspondente a cada Ramo. Duas ou mais estrelas conquistadas em um mesmo Ramo poderão ser substituídas por uma única, igual às que substitui, tendo ao centro um círculo em cujo interior aparece o algarismo arábico correspondente ao número de estrelas substituídas. Usado acima do bolso esquerdo.

 

Especialidades - uso geral
A Diretoria do Grupo, conferirá ao Lobinho, ao escoteiro ou ao Sênior o direito de usar distintivos de Especialidade, de acordo com as seguintes normas:
As especialidades estão distribuídas em 5 Ramos de Conhecimento:
- Ciência e Tecnologia - Cultura - Desporsportos - Serviços - Habilidades Escoteiras

Conquistando Especialidade, Lobinhos, Escoteiros e Seniores recebem o Certificado de Especialidade e o distintivo:

Amarelo para o Nível 1, verde para o Nível 2 e grená para o Nível 3;

Lobinhos e Escoteiros ao serem transferidos para o Ramo subsequente, continuam usando os distintivos correspondentes às Especialidades conquistadas no Ramo de Origem, que são substituidos de acordo com o nível que for atingindo.

Os distintivos de Especialidades são bordados sob a forma de sextavado, com 4 cm de largura. Contém nome e o desenho correspondente a cada Especialidade, Ramo de Conhecimentos em marca d´água, e a denominação ESCOTISMO. Os distintivos de Especialidades correspondentes aos Ramos de Conhecimentos Habilidades Escoteiras e Serviços são usados na manga esquerda da camisa do uniforme ou traje escoteiro, sendo os demais usados na manga direita.

 

 

Top da Modalidade do Mar - uso geral
Usado por Escoteiros, Escoteiras, Seniores, Guias, Escotistas e Dirigentes da Modalidade do Mar, na aba do caxangá, ao centro, quando estiverem usando o uniforme Escoteiro, ou acima do bolso esquerdo da camisa, quando de traje Escoteiro.


 

Distintivo de Atividade - uso geral
A participação em atividades escoteiras ( internacionais, nacionais, regionais, sub-regionais e locais ) permitirá aos participantes utilizar, nos seis meses subsequentes, no bolso direito da camisa, em posição central, o respectivo distintivo da atividade. Só é permitido o uso de um único Distintivo de Atividade.

 

Distintivo da Organização Mundial do Movimento Escoteiro - uso geral
Quando utilizando o traje ou o uniforme Escoteiro, os sócios da UEB, como membros da Fraternidade Escoteira Mundial, poderão usar este. Colocado mais alto do que a de qualquer outro distintivo usado acima do bolso esquerdo da camisa, disposto sobre a linha central do mesmo bolso. O distintivo da Organização Mundial do Movimento Escoteiro tem suas cores, desenhos e dimensões definidos pelo Bureau Mundial de Escotismo.

 

RAMO LOBINHO

 

 

Pata-tenra - uso ramo lobinho (alcatéia)
Lobinho com 7 anos ou de acordo com a avaliação da chefia quanto a sua integração na Alcatéia e no Movimento Escoteiro.

 


 

Lobo-saltador - uso ramo lobinho (alcatéia)
Lobinho com 8 anos ou de acordo com a avaliação da chefia quanto a sua integração na Alcatéia e no Movimento Escoteiro.

 

 


 

Lobo rastreador - uso ramo lobinho (alcatéia)
Lobinho com 9 anos ou de acordo com a avaliação da chefia quanto a sua integração na Alcatéia e no Movimento Escoteiro.

 

 


 

Lobo caçador - uso ramo lobinho (alcatéia)
Lobinho com 10 anos ou de acordo com a avaliação da chefia quanto a sua integração na Alcatéia e no Movimento Escoteiro.

 

Distintivo de Matilha - uso ramo lobinho (alcatéia)
Usado pelo lobinho na cor que dá nome à Matilha. Deve ser usado na manga esquerda da camisa, cerca de 5 cm abaixo do ombro. É um triangulo equilátero com 3,5 cm de lado, em tecido.

 

Distintivo de Primo - uso ramo lobinho (alcatéia)
Colocado na "portinhola" do bolso esquerdo da camisa, em posição centralizada.

RAMO ESCOTEIRO

 

Distintivo de PISTA ao iniciar sua progressão na Etapa de Pista, o Escoteiro passa a usar na manga esquerda da camisa, na altura do terço médio do braço, e até substituí-lo pelo distintivo da etapa seguinte, o distintivo correspondente a esta etapa de progressão.

 

 

Distintivo de TRILHA ao iniciar sua progressão na Etapa de Trilha o Escoteiro passa a usar na manga esquerda da camisa, na altura do terço médio do braço, e até substituí-lo pelo distintivo da etapa seguinte, o distintivo correspondente a esta etapa de progressão.

 

 

Distintivo de RUMO ao iniciar sua progressão na Etapa de Rumo o Escoteiro passa a usar na manga esquerda da camisa, na altura do terço médio do braço, e até substituí-lo pelo distintivo da etapa seguinte, o distintivo correspondente a esta etapa de progressão.

 

 

Distintivo de TRAVESSIA Ao iniciar sua progressão na Etapa de Travessia o Escoteiro passa a usar na manga esquerda da camisa, na altura do terço médio do braço, e até substituí-lo pelo distintivo da etapa seguinte, o distintivo correspondente a esta etapa de progressão.

 


Distintivo de Patrulha - uso ramo escoteiro
Usado pelo escoteiro nas cores características da Patrulha. Deve ser usado pendente do lado esquerdo da camisa.

 

Distintivo de Monitor - uso ramo escoteiro
Dois cadarços na cor branca colocados paralela e verticalmente no bolso esquerdo.

 

Distintivo de Submonitor - uso ramo escoteiro
Cadarço na cor branca colocado verticalmente no centro do bolso esquerdo.

 

Cordão de Eficiência Verde e Amarelo - uso ramo escoteiro Concedido pela Diretoria do Nível Local a que se encontra vinculado o jovem, por proposta dos escotistas da Seção, ao Escoteiro especialmente recomendado pela Corte de Honra de sua Tropa que possuir, no mínimo, 6 (seis) Especialidades, em pelo menos três Ramos de Conhecimento, dentre as quais sendo obrigatória a de Primeiros Socorros, pelo menos no Nível 2. O distintivo a ser usado, até o jovem conquistar o cordão de eficiência vermelho e branco ou deixar o Ramo Escoteiro, pode ser um dos seguintes:
a) Um trançado com fio verde e outro amarelo, posto em volta do ombro direito com a ponta presa por baixo da portinhola do bolso direito da camisa; ou
b) Um retângulo de tecido branco, com 9,5 cm de comprimento e 2,5cm de altura, sobre o qual está bordado, a 0,3 cm de suas extremidades, direita e esquerda, um retângulo debruado em verde bandeira; tocando seus extremos, duas listras horizontais, uma verde e outra amarela. O distintivo deve ser fixado à portinhola do bolso direito da camisa, em posição centralizada.

Cordão de Eficiência Vermelho e Branco - uso ramo escoteiro Concedido pela Diretoria do Nível Local a que se encontra vinculado o jovem, por proposta dos Escotistas da Seção, ao escoteiro portador do Cordão de Eficiência Verde e Amarelo e especialmente recomendado pela Corte de Honra de sua Tropa que possuir, no mínimo, 12 (doze) Especialidades, em pelo menos quatro Ramos de Conhecimento, dentre as quais sendo obrigatórias as de Cozinheiro e Acampador, pelo menos no Nível 2. O distintivo, a ser usado em substituição ao do Cordão de Eficiência Verde e Amarelo e até o jovem conquistar o Distintivo Lis de Ouro ou deixar o Ramo Escoteiro, pode ser um dos seguintes:
a) Um trançado com um fio vermelho e outro branco, posto em volta do ombro direito com a ponta presa por baixo da portinhola do bolso direito da camisa; ou
b) Um retângulo de tecido branco, com 9,5 cm de comprimento e 2,5 cm de altura, sobre o qual está bordado, a 0,3 cm de suas extremidades, direita e esquerda, um retângulo debruado em verde bandeira; tocando seus extremos, duas listras horizontais, uma vermelha e a outra branca. O distintivo deve ser fixado à portinhola do bolso direito de sua camisa, em posição centralizada.

 

 

 

RAMO SÊNIOR

 

 

INSÍGNIA DE MODALIDADE: INSÍGNIA NAVAL
- Concedida pela
Diretoria de Nível Local, por proposta dos Escotistas da Seção, ao sênior
especialmente recomendado pela Corte de Honra de sua Tropa que possuir a
Insígnia Mundial de Conservacionismo, em qualquer das suas Etapas e, pelo
menos, 8 (oito) Especialidades, sendo obrigatórias as de Excursões, Primeiros
Socorros e uma outra relacionada com a Modalidade do Mar, essas três no
Nível 3. O distintivo a ser usado até o jovem conquistar do Cordão Dourado
ou deixar o Ramo Sênior é um distintivo circular com 3 cm de diâmetro, com
cercadura, tendo ao centro uma roda de leme com as pontas lanceadas, indicando os oito pontos
cardeais e colaterais da rosa-dos-
ventos; o norte é marcado por uma pequena flor-de-lis; entre os
pontos cardeais e colaterais, pequenos triângulos indicam os pontos subcolaterais; bordado em ouro
sobre azul marinho; é usado acima do distintivo anual.

 

Cordão Dourado - uso ramo sênior Concedido pela Diretoria do Nível Local, por proposta dos Escotistas da Seção, ao Sênior especialmente recomendado pela Corte de Honra de sua Tropa que possuir a Insígnia da Modalidade e que completar 12 (doze) Especialidades, dentre as quais sendo obrigatórias as de Cozinheiro e Acampador no Nível 3. O distintivo correspondente, a ser usado até o jovem conquistar o Distintivo de Escoteiro da Pátria ou deixar o Ramo Sênior, pode ser um dos seguintes:
a) Um trançado com dois fios dourados posto em volta do ombro direito com a ponta presa por baixo da portinhola do bolso direito da camisa; ou
b) Um retângulo de tecido branco, com 9,5 cm de comprimento e 2,5 cm de altura sobre o qual está bordado, a 0,3 cm de suas extremidades, direita e esquerda, um retângulo debruado em grená; tocando seus extremos, uma listra horizontal, central, de 1,0 cm de largura, dourada. O distintivo deve ser fixado à portinhola do bolso direito da camisa, em posição centralizada.

 

 

Distintivo de Pioneiro Investido - uso ramo pioneiro
Usado até a conquista da Insígnia Pioneira ou da Insígnia de Cidadania ou até a saída do Ramo.

 

 

 

 

 

 


GEMAR ALMIRANTE ADALBERTO NUNES - 8º DF
EQS 114/115 - Brasília - DF
Atividades aos sábados das 14h00 às 17h30

Organização Mundial do Movimento Escoteiro Organização Mundial do Movimento Escoteiro Organização Mundial do Movimento Escoteiro