SIGUE Jovem | SIGUE Administrativo |

Você está em: Página Inicial › Explorando  
 

BÚSSOLA

USANDO A BÚSSOLA OU SEU RELÓGIO

Conheça os truques ótimos para orientar-se usando uma bússola e dicas infalíveis de como improvisar e não errar a direção

Todo mundo sabe - ou deveria saber - que para usar uma bússola basta colocá-la na palma da mão, ou em uma superfície lisa, e aguardar alguns instantes imóvel até a seta parar. Para onde ela apontar é o norte. A partir daí você acha a direção de todos os outros pontos cardeais.
Pois bem, mas não é só isso que o instrumento pode fazer. Com ela, existe um truqe infalível que garante a saída de um lugar e a volta para esse mesmo local, sem se perder pelo caminho. É importante não fazer essas medições dentro do carro ou próximo a objetos metálicos, que podem interferir nos resultados.

1 - Aponte a bússola para um ponto de referência fixo, como uma ponte ou árvore diferente. Olhe a quantos graus está do norte.

2 - Anote num papel e vá fazendo isso em outros pontos fixos que surgirem durante o percurso.

3 - No final, você terá uma espécie de mapa, baseado em graus. Ou seja, na volta, você certamente topará com algum ponto conhecido. Aí basta apontar a bússola para ele e seguir a direção dos graus anotados anteriormente.


Quando é preciso improvisar

Método 1
- Usando seu relógio

1 - Pegue um pedaço de pau reto, rígido e fino de meio metro de comprimento de aproximadamente 3 centímetros de largura. Enterre-o no chão.
2 - Peque seu relógio. Alinhe o ponteiro de horas com a sombra projetada pelo pedaço de pau (não se esqueça de atrasá-lo em uma hora se houver horário de verão). A sombra deve cair exatamente sobre o ponteiro.
3 - Divida ao meio o ângulo entre o 12 e o ponteiro de horas. Esse ponto é o sul.

 

1 - Enterre um pedaço de pau reto e firme com aproximadamente 1 metro de comprimento num lugar ensolarado.
2 - Se for de manhã (bem cedo), a sombra apontará o oeste. Ao meio-dia, a sombra (minúscula, mas presente) indicará o norte. Já à tarde (bem tarde), a sombra apontará o leste.

 

1 - Pegue uma agulha (ou qualquer outro objeto de metal, pontiagudo e fino) e esfregue por um minuto num imã (ou em qualquer objeto imantado como a parte em que se encaixam as pilhas de uma lanterna).
2 - Rasgue um pedaço de alumínio (pode ser papel, latinha de refrigerante) de aproximadamente 10 centímetros, dobrando todas as extremidades para cima.
3 - Coloque a agulha dentro do "barquinho" e posicione o conjunto sobre uma poça ou bacia de água.
4 - Ela se moverá para o norte.

 

Fonte: Instituto Astronômico e Geofísico da Universidade de São Paulo
Consultoria: Professor Doutor Wladimir Shukowsky
Foto: Sérgio Dota Júnior
Ilustrações: Zé Luiz

 

 


GEMAR ALMIRANTE ADALBERTO NUNES - 8º DF
EQS 114/115 - Brasília - DF
Atividades aos sábados das 14h00 às 17h30

Organização Mundial do Movimento Escoteiro Organização Mundial do Movimento Escoteiro Organização Mundial do Movimento Escoteiro